sábado, 28 de agosto de 2010

Imagem Fotográfica

     A escolha do trabalho gerador da imagem abaixo resulta da pesquisa e simpatia pela tendência Pós Minimalista.

Sonho Geométrico" 
    O Uso do feltro é um aspecto da arte de Barry Le Va.   Já os sólidos geométricos, embora seja característica geral do movimento faz referências ao artista Richard Serra que em muitas de suas estruturas de aço estiveram presentes. Aqui estabeleceram um diálogo informal com a minha criatividade onde os materias em desconstrução foram: caixas de isopor, caixas de papelão, feltro, cola quente, linha de novelo, agulha, régua, caneta e tesoura.
"

Pós Minimalismo

          Richard Serra foi uma referência na tendência artística Pós Minimalista. Nasceu em 1939 nos EUA e iniciou sua arte nos moldes do Expressionismo.
            Por acreditar que trabalhos de arte são intencionalmente inutéis, por suas significações poéticas e internas, volta-se para o estilo geométrico abstrato. Constrói sua arte gigantesca  utilizando o  chumbo e esbanjando talento. Sua arte  se fixa nas ruas , nas praças e enfeitam as cidades. Impressiona pela gravidade e precisão nas obras que não se sustentam por nenhuma amarra ao solo e mesmo sendo enormes e muitas vezes tortuosas se sustentavam.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Texto Poético e Importância do Blog

Como me vejo na cidade
Como vejo a cidade em mim

Oi você aí!
Moro em Ouvidor...

Pequenas somos eu e ela
Temos gosto pelo complicado
Somos felizes por nossa direção.
Ela sendo cidade
E eu mulher comum
Somos repletas de vaidade
Por nossas belezas somadas
Temos qualidades perseverantes
E estamos sempre ocupadas
Perseguimos a inovação
E vemos em você a possibilidade
Nesta nossa integração.
Se você é operante
e também aprecia a arte
pode vir, te esperamos
venha logo por esta parte!!!


Reni Jacob




                    O Blog e nós


                  Vamos iniciar nossa reflexão por Piaget, 1978:181,
”Não é seguramente o futuro que determina o presente, mas sim o desejo de atingir no futuro um resultado antecipado atualmente”



              As possibilidades abertas por um aproveitamento das mídias em particular o blog, suscita novas pesquisas, novas descobertas, outras construções e levantam novos desafios. Os sons, as imagens e os links utilizados desta forma, promovem a aprendizagem de arte viabilizando uma opção pedagógica poderosíssima. Além de ser lúdico, é desafiante e informativo ao mesmo tempo. Pode levar a outras páginas, a outros endereços semelhantes e assim os novos conhecimentos não precisam esperar muito tempo. Está ali à mão com a vantagem de ser  gratuito  aos usuários.
            Isto representa um desejo para sobrepujar o futuro, conquistar antecipadamente a solução de conflitos, de desequilíbrios e assim atingir um novo patamar de conhecimento de imediato. As ligações com o outro, com a imediata troca de experiência, abrem lacunas e contradições antes só possíveis em longos dias de estudos, pesquisas em bibliotecas convencionais e debates orais. Sem dizer que o acesso a estes recursos demandam tempo e exigem do pesquisador um potencial mínimo de aquisição dos bens culturais inerentes a busca pelo saber. 



               O Blog enquanto ferramenta de informação e comunicação pode ser considerado uma conquista futurista ao alcance de muitos nos dias de hoje. Serve como alternativa midiática com a vantagem de permitir comentários e interação entre aqueles que se comunicam espontaneamente como rede social. Passa a ser um esforço colaborativo de interação real em uma comunidade. Aumenta cronologicamente o desejo e a curiosidade ampliando as relações de um grupo com interesses afins. Suas postagens atualizadas estão ao alcance público ou para dirigir-se de maneira seleta aos seguidores do mesmo. Sua linguagem é agradável estabelece um perfil rápido e adequado de se fazer compreender, de se fazer ouvir, de se ter voz e vez neste mundo competitivo.  Estas linguagem mais soltas, rápidas e informais superam abismos, facilitam negócios, fomentam o conhecimento de culturas distantes territorialmente. Criam uma personalidade corporativa e ainda promovem a democracia.
                                                    (Reni Jacob)












Etapa 2

Reni Maria Jacob



A Melodia da Água Elainesilvaish A melodia da água 06-07.wmv
                  (De Elaine Aparecida e Marcilene Araújo.Pólo de Gionésia)
Comentário : O vídeo “A Melodia da água” já no título fala por si só. Retrata a paz que o som da água corrente provoca no expectador enquanto desliza pelo caminho de pedras. As imagens são suaves a água limpa e transparente vai deixando na gente uma gostosa sonolência e nos lembra o poder da natureza sobre qualquer aspecto poético.


Com certeza existem muitas possibilidades de visualizar metáforas entre o link acima e o texto poético abaixo.


Uma grande comparação seria a própria melodia, no vídeo reproduzido em som e imagens propriamente ditas para o ouvinte e expectador. Nas linhas poéticas muito singelas encontra-se a sintonia do rítmo delineando pela entonação da leitura das estrofes e versos. Formando uma melodia silenciosa e cheia de recursos emotivos.


A autora criança, seduz e chama a atenção pela indispensabilidade da água cristalina, que além de tudo é um espetáculo inebriante de se ver.


Falando sobre a água
Água pura que cai da cachoeira
Água limpa e também traiçoeira
Água salgada que corre do mar
Água brilhante que sempre esteve em meu lar.


Água que me faz saudável
Água de aparência notável
Água azul do rio e esverdeada do mar
Chover para mim é nobreza!

 Água limpa que devemos preservar
Água suja que devemos limpar
Água azul como o céu
Água brilhante que estou sempre a desejar...


(Lorrany Cristiny da Silva Boarom – 5º ano _ Escola Mul. Ana Ramos dos Santos)


OLIVEIRA, Ângela Maria. Poesias, XI Livro: do Pojeto Pesia e Ate –Ouvidor – GO, 2010. p. 19.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

É Possível Ensinar Arte????

                    E o que é ensinar arte? A resposta depende do que se entende por ensino e, sobretudo, ensino de arte. Para os que concebem a habilidade artística como dom, a resposta obrigatoriamente será não: arte não se ensina. Essa negação contém a noção comum de arte como dom e de ensino como transmissão de conhecimentos, ou seja, resulta de uma concepção equivocada de arte e de educação.
Contudo, os artistas professores parecem discordar dessas concepções, pois acreditam ser possível ensinar arte, no entanto, esse ensino deve ser entendido como orientação...
                                                                                                                                                       (p. 86)




E você que passa pelo meu blog Arte Trança de Aprendiz?
Acha possível ser aprendiz de arte???
Faça o seu comentário...
Reni

Coragem

Jeca Tatu não tinha coragem
Assim dizia a mamãe
Pela coragem Tiradentes se enforcou
A professora sempre afirmou
Egípcios, babilônios,assírios, gregos, persas e romanos
Pela coragem conquistaram o mar
A história não se cansa de contar
Judas imitando Jeca a Jesus traiu
Ou seria a coragem que traiu a Judas?
Aurélio explica coragem
De modo elementar
A coragem do dicionário
Não nos deixa a desejar
Explica todos os sentidos
Pra ninguém se enganar
Mas com todo este juízo
Em sentido figurado
E na ironia do poeta
A coragem não foi lembrada
Mas com esta intrepidez
Nunca há de se ausentar
Pra sempre estar em uso
E evitar nos destroçar.
                          (Reni Jacob)