quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Resumindo e Encontrando os objetivos do nosso Estágio

Estágio Supervisionado III

A cidade e suas possibilidades educativas

               Através do Estágio I em Artes Visuais muitos alunos tiveram as suas primeiras aproximações com a rotina, conflitos e saberes pedagógicos formais. E o processo gradativo desde a etnografia, o planejamento até a sua avaliação contribuiu para o ganho de conhecimentos e percepções em cada um de nós.
              Neste Estágio III a c idade é a sala de aula. Portanto, o convite é perceber com novas técnicas de observação detalhada s suas possibilidades educativas. Observar as relações e reforços, noções de valores culturais, sociais, as práticas solidárias e a cidadania coletiva.
              Repensar a cultura, compreender imagens de construção e desconstrução entremeadas no movimento, no trivial, no habitual, na violência ou agito das ruas, Seu trânsito os odores e cores. Perceber-se como objeto e sujeito de discursos(Arrais, 2001);
            Cavalcante, considera a cidade como um lugar que obriga, produz e reproduz cultura.
            Imagens (dês) construção para um passeio etnográfico
           A proposta de dês(construção) é botar o pé na rua, tornando familiar, o estranho, perturbando metaforicamente o conhecido. Assim descrever interpretações dos moradores e refletir sobre as possibilidades de mudanças. Buscar pela diversidade dos grupos culturas enriquecendo a arte. educação pela articulação destas novas descobertas.
Orientações e Ferramentas para se levar neste passeio
                  Ao sair pela cidade o investigar deverá ter em mãos o equipamento necessário: máquina fotográfica, filmadora, bloquinhos para anotações, água e ter cuidado com a hidratação da pele. A curiosidade e o olhar indagador também devem fazer parte desta caminhada.
                 Pelas imagens, territórios, discursos multiculturais e espacialidades buscarão a crítica e perceberemos que toda cidade educa, pois são resultados de um processo cultural, histórico e social.
                Devem-se perceber as representações e possibilidades a partir do caminho percorrido, fazendo desenhos, construindo esquemas, fotografando, filmando, entrevistando, observando os moradores, seus saberes, seus ofícios que organizados ou não, fazem parte da cidade. Formando suas paisagens, influenciando suas práticas culturais. E será isto a gerar a descoberta da porta de entrada para o palco do estágio III no curso de Artes Visuais.

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